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Professores da rede publica mostra o quão complexo é se adaptar ao sistema online de ensino.

Atualizado: 17 de fev. de 2022

TV Pajuçara (rede Record de Alagoas), convida a REB para explorar a dificuldade de readaptação dos professores ocorrida devido ao novo sistema de educação virtual e a ressignificação da educação no Brasil.

No Brasil não é novidade o quanto os professores foram habituados ao longo de anos a prestar somente um ensino presencial, que depende muito do educador como o principal motivador para seguir com as aulas e conteúdo, porém, com a chegada da pandemia e do ensino remoto, houve uma enorme desestabilização de como lidar com algo nunca experimentado pela maioria, tanto no acesso à uma tecnologia mais exigente quanto no EAD - Ensino à Distância.


A falta de acesso à tecnologia no sistema educacional tradicional impacta de maneira significativa ao percebemos a deficiência que os professores passam para seguirem com as aulas através da internet. Na entrevista temos a opinião de dois professores que expressam o prejuízo que sofrem em seu próprio bolso para sustentar as novas regalias do ensino online, tais como computadores, celulares, tripés, quadros e como procuram desenvolver uma maneira mais criativa de manter o aluno ligado nas aulas. Mesmo sendo capazes de notar os benefícios no ensino remoto, tanto pelo distanciamento social, quanto pelo contato com tecnologias educativas, também temos consciência que isso não é feito de qualquer maneira, coisa que está sendo "jogada" como total responsabilidade dos professores das redes públicas sem nenhum apoio ou acompanhamento.


"Entrevistados."


MAS O QUE TORNA ESSA METODOLOGIA INACESSÍVEL EM CERTOS CASOS?

Algumas dessas mudanças são simples se levarmos em consideração o contexto tecnológico atual, porém, ao notarmos as dificuldades que as escolas públicas estão passando com a adaptação do ensino online, percebemos um descaso considerável do governo para os setores da educação, dificultando assim todo o processo. Levando em conta que algumas das verbas direcionadas à educação é em função dos números de alunos matriculados, observamos um grande foco do administrativo em "lotar" as salas de aulas mas sem garantir as estruturas necessárias para a execução da mesma. Hoje encontramos uma grande incógnita sobre como vão as aulas em tempo de pandemia, pois sabemos que as matrículas estão acontecendo, no entanto, não sabemos muitas informações sobre como as aulas estão sendo executadas.


ESSE PROBLEMA ESTÁ SENDO EM TODAS AS ESCOLAS?

No ambiente de colégios particulares há uma grande possibilidade das tecnologias educativas tornar-se acessíveis, levando em conta que seria mais uma questão planejamento administrativo escolar, sem ter as preocupações de entraves governamentais. Porém, ainda há divergências entres os próprios educadores em adotar uma nova metodologia em função das dificuldades de capacitação, estrutura necessária e novos planos de aulas.


"Júnior França, fundador da REB."


Júnior França, fundador da REB, faz uma participação mostrando um pouco dos materiais didáticos desenvolvidos pelo sistema REB e explica as novas tendências de como a tecnologia na educação está sendo uma realidade para as escolas no Brasil. A educação também está sendo ressignificada e o velho sistema baseado na cadeira, lousa e decorar se tornou apenas uma das várias opções de se transmitir o conhecimento. Através do uso da tecnologia que é exigida no mercado de trabalho atual, teremos um sistema baseado no que chamamos de educação 4.0, isto é, uma metodologia focada no uso da linguagem computacional, robótica e construção.


Acompanhe a matéria completa abaixo


 
 
 

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