Inauguração da Reb - Róbotica Educacional Brasileira
- Robotica Educacional Brasileira
- 20 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2024
Depois de cinco anos de muito investimento e dedicação enfim a REB inaugura sua plataforma com a proposta de um sistema de ensino de robótica educativa online.
Nascido em Maceió, Alagoas, José Luiz de França Júnior, mais conhecido como França, tem como principal objetivo em sua carreira profissional empreender no campo da educação, utilizando a robótica e as novas tecnologias como ferramentas-chave. Com formação em engenharia mecânica e experiência como gestor de projetos no meio industrial, França busca trazer a prática para o ambiente educacional, transformando conceitos abstratos em experiências tangíveis por meio de projetos makers. Através de sua plataforma online, ele disponibiliza um vasto acervo de materiais didáticos para serem utilizados em sala de aula.

"França no ínicio do projeto em 2018"
Sua proposta é criar um sistema de ensino online de robótica educativa fundamentado nos conceitos de metodologias ativas de ensino. Através de uma assinatura, as escolas terão acesso a capacitação para seus professores e materiais didáticos necessários, tornando esse movimento acessível em todo o Brasil. Após cinco anos de desenvolvimento e refinamento, França deu um grande passo nesse processo. Em janeiro de 2024, concluiu toda a estrutura necessária para seu objetivo. Agora, existe um ambiente de sala de aula virtual que oferece uma variedade de jogos e plataformas para aprender programação, materiais didáticos abrangendo projetos makers que vão desde elétrica até mecatrônica, além de um espaço para esclarecimento de dúvidas. França também publicou dois livros físicos para serem utilizados em sala de aula, disponíveis para quem desejar adquiri-los. Ciente de que tudo o que foi criado ainda está em estágio inicial, França reconhece que há um longo caminho a percorrer.
De acordo com França o diferencial de sua abordagem reside na visão de que não basta simplesmente reunir "sucatas" e montar um brinquedo. Em vez disso, ele se empenha em desenvolver projetos com base em um sólido planejamento pedagógico, onde cada montagem é uma oportunidade de aprendizado eficaz. Para França, o objetivo não é apenas criar um artefato, mas sim fornecer um contexto onde os alunos possam absorver conceitos de forma significativa e prática.
"Hoje com a experiência que tenho no meio técnico e formação em gestão pedagógica vejo o quão simplês e barata é a implantação desse tipo de trabalho dentro das escolas"
Júnior França
AGORA PARA ONDE IR?
De acordo com França agora o próximo passo será a produção de video aulas, juntamente com outros materiais que integrarão e fortalecerão seu sistema. No entanto, ele se tranquiliza ao saber que o que já oferece é suficiente para garantir pelo menos dois anos de conteúdo para uma turma.

Kommentare