top of page
Buscar

Instrutor técnico da REB fica em segundo lugar no campeonato Space Apps da NASA

Atualizado: 20 de abr. de 2024

Nikolas Alves, instrutor técnico da REB, participa da equipe que oferece propostas de sustentabilidade onde fica em segundo lugar em Alagoas.


"Nikolas Alves consultor técnico da Reb"


NASA’s International Space Apps Challenge é um evento que ocorre anualmente no mundo todo, mas em 2019 foi a primeira vez que ocorreu em Maceió. Esse tipo de evento é chamado de Hackathon e o Space Apps Challenge vem com o objetivo de encontrar soluções para problemas de dentro e fora do planeta.


Devido a isso, Nikolas Alves, estudante de Engenharia Mecatrônica, desenvolveu junto com sua equipe o projeto que tem como proposta o auxiliar na limpeza das ilhas lixo dos oceanos que, de acordo com sua pesquisa, são fenômenos que destroçam os ecossistemas marinhos, provocando a morte de mais de um milhão de animais por ano. Os plásticos jogados nos oceanos têm gerado um grande impacto global. Pesquisas mostram que cerca de 90% das aves marinhas já comeram plástico e até 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que a quantidade de peixes no mar. Questões como essas deixam cientistas do mundo todo em alerta, pois tal fenômeno pode não só prejudicar a vida animal aquática, como também a da humanidade.


VOCÊ SABE O QUE SÃO ILHAS DE LIXO?

Jogando o lixo de maneira desenfreada as ilhas de lixo têm sido uma das maiores vergonhas globais. O resultado de mais de seis décadas de descargas de lixo nos oceanos resultou em mais de 8,3 bilhões de toneladas de plásticos no território marinho. Devido ao fluxo de correntezas e densidade específica do lixo, ocorre um fenômeno de junção desse material, gerando ilhas com dimensões que chegam a ser maiores que países europeus. Esse fenômeno tem causado sérios problemas ao nosso ecossistema matando milhares de animais anualmente.


"Nikolas Alves consultor técnico da REB"


SOBRE O PROJETO

Com intuito de auxiliar na solução para as ilhas de lixo, a equipe de Nikolas Alves cria um projeto que tem como ferramentas o uso de tecnologias, como inteligência artificial e robótica. Através de uma plataforma marítima, a equipe propõe a criação de robôs que coletam e transportam o lixo de forma autônoma e com praticidade, já que muito dos processos poderiam ser acompanhados e controlados de maneira remota.


"Vídeo da simulação feita pela equipe"


De acordo com as informações da equipe, que hoje se identifica como Espiral Technology, o primeiro lugar não foi conquistado por questões de décimos em pontos, ficando para a equipe que elaborou um projeto com propostas envolvendo astronáutica e astronomia. "O segundo lugar já está de ótimo tamanho, pois o objetivo principal seria uma visibilidade para mostrar o potencial de toda a equipe", disse Nikolas Alves.


"Participantes do evento Space Apps 2019"

 
 
 

Comments


linha-11.png
Degradê-05_edited.jpg
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

© Todos os direitos reservados a REB

Robótica Educacional Brasileira

CNPJ : 34.779.408/0001-25

E-mail: roboticareb@gmail.com
Contato:
(82) 99913 - 0083

bottom of page