Primeira Edição do Projeto Ressignificar
- Robotica Educacional Brasileira
- 29 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr. de 2024
Através da campanha Ressignificar a Robótica Educacional Brasileira - Reb oferece soluções para integrar estágios obrigatórios para universitários, desafiando-os a participar do processo de ressignificação da educação no Brasil.
Em parceria com a Universidade Tiradentes - Unit de Maceió, em Alagoas, a Reb dá início ao projeto "Ressignificar". Esta campanha visa estimular os alunos a desenvolverem projetos voltados para a aplicação de seus conhecimentos técnicos e acadêmicos nas escolas. Alinhada à missão da Reb de participar da transformação da educação no país, introduzindo tecnologias educacionais e metodologias ativas de ensino, esta iniciativa oferece aos grupos acadêmicos a oportunidade de demonstrar a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos adquiridos em seus cursos onde os melhores projetos serão selecionados para implementação nas escolas de ensino fundamental e médio.

"Foto dos alunos de engenharia mecâtrônica"
Neste projeto piloto, a Reb selecionou cinco alunos do curso de Engenharia Mecatrônica, desafiando-os a aprimorar o projeto da catapulta disponível em nossa plataforma. A tarefa envolveu o uso de modelagem, automação com Arduino e impressão 3D. Esses alunos foram divididos em duas equipes, cada uma responsável por aprender a se organizar, lidar com conceitos de gestão de projetos e trabalhar em equipe. Ao longo do prazo estabelecido para a entrega, ambos os grupos enfrentaram vários desafios e dificuldades. No entanto, conseguiram superar os obstáculos e apresentar resultados finais excepcionais.

"Foto do desenho em modelagem 3D e a peça impressa"
A primeira edição deste projeto demonstrou sua utilidade não apenas ao proporcionar uma nova experiência para o grupo acadêmico, mas também como uma solução viável para o estágio obrigatório exigido pela grade curricular do curso. Isso se tornou particularmente relevante diante das dificuldades enfrentadas para encontrar oportunidades de estágio devido à escassez de vagas no mercado de trabalho local.
Ao término de todo o trabalho, ambos os grupos realizaram uma apresentação em vídeo de seus projetos. Para assistir na íntegra, clique aqui para o vídeo do Grupo1. e aqui para o vídeo do Grupo 2.
IREMOS CONTINUAR?
Segundo França, fundador da Reb, ele ficou extremamente entusiasmado com a experiência adquirida ao longo de todo o processo. Ele expressou um forte desejo de expandir esse projeto, possivelmente transformando-o em uma cultura local nas universidades envolvidas.
Comments